Zoiano o Blog

domingo, 2 de maio de 2010

Domingo de SOL - Especial FUTEBOL

Olá queridos leitores... hoje minha coluna é dedicada ao FUTEBOL... aos nossos craques e times que fizeram história... Várzea e BEC...

Batendo um papo... melhor dizendo, um bate bola com meu amigo Gori ele relembrou alguns momentos do nosso futebol profissional... rola a pelota ae Gori...

Fortaleza Esporte Clube 1955
... nas décadas de 40 e 50 havia uma grande rivalidade entre Barretos Futebol Clube e Fortaleza Esporte Clube, tipo a que existe entre Guarani e Ponte Preta (Campinas/SP).


Barretos Futebol Clube 1959
Bom, mas a rivalidade das equipes veio por terra nos anos 60 quando houve a fusão de ambas, tornando assim uma única equipe... um só time, BEC!!! A poeira da rivalidade foi abaixando nesta terra de chão preto!!!

Barretos Esporte Clube - BEC 1962
Mas meu amigo Gori contou com muito orgulho de certo amistoso que ocorreu em 1962, BEC X São Paulo, isso mesmo... São Paulo, aquele que tinha na equipe o capitão da Copa de 58... Belline, o mesmo São Paulo do centro avante Gino Orlando, que nesta partida brigou feio com nosso zagueiro Condinho e que ambos foram expulsos do jogo.

Neste mesmo jogo o pai do nosso amigo, o saudoso Orlando Gori recepcionou o vice governador Laudo Natel na famosa Tribuna dos Cornetas, aquela turma que ficava no fundo do gol tomando o delicioso chopps e claro... Cornetando o goleiro visitante, kkk!!!

É... mas não adiantou ter Belline, BEC meteu 5 gols contra o grande time da capital... o tal tricolor, São Paulo voltou pra garoa paulistana levando na bagagem a derrota, poxa... bem que naquela época podia existir uns souvenirs da festa né, teríamos presenteado eles, pelo menos teriam ganhado alguma coisa kkkkkkk... seguraaaaa peãooo, rsrs!

Gol de Alemãozinho em 1960, no jogo Combinado Fortaleza Esporte Clube e Barretos Futebol Clube x São Paulo FC, portanto, no ano da fusão. O Combinado Barretense venceu por 2 x 1.


As histórias dos meus Tios “BÃO” de bola...
BEC Amador... ANOS 80
Lequinho, Tio Carlos (Nego goleiro), Dinão, Breguessinho, Américo Português, Gilberto, Noé, Vagner (Mamão), Carcinha, Luiz, Alberto Barros e Boby.

Uma partida pra lá de agitada e com muitos lances que fizeram as torcidas vibrarem... a emoção de vestir a camisa do BEC (mesmo que amador) pra defender com garra a superioridade do time contra a nossa cidade vizinha... Olímpia.

Um jogo digamos para esquentar os ânimos do publico presente para o grande amistoso que aconteceria logo após... nossos meninos fizeram bonito, com o placar de BEC 2 X 0 Olímpia mandou nossos visitantes pra casa com amarga derrota.

Na sequência o amistoso prometia grande espetáculo, afinal nada mais nada menos que o grande Dr. Sócrates entraria em campo para mostrar seu talento contra o time da casa, nosso BEC.

É... mas nosso time principal não teve a mesma sorte dos meninos do BEC amador, com dois gols do camisa 8, Sócrates deu a vitória a seu time Botafogo de Ribeirão... mas o que valeu foi à presença do jogador da seleção... Sócrates no gramado do estádio Fortaleza, valeu pelo show de BOLA e por mais este momento inesquecível aos apaixonados por futebol.



1979...
... lançado o Campeonato Intersindical do Estado de São Paulo, a equipe que se consagrou Campeã foi do Sindicato dos Bancários de Barretos, dirigido por Dinart Oliveira que na época era o Presidente do Sindicato.

Além de craques o time era treinado pelo Sr. Zequinha, conhecido como um dos melhores talentos do futebol profissional e amador, também não podemos deixar de citar seu assessor, o Famoso Chapinha, excelente jogador da várzea e do massagista do Barretos que dava uma força tremenda aos atletas.

O time era formado por Caco, Zé João, Silvio Jói, Nelsinho, Tabajara, Lacerda, Zé Mira, Luiz, Ubeda, Miltinho, Cleidson, Mané, Américo Português, Serginho, Roberval, e Garrincha, caraca... só craques, todos bancários em 1979.

Tio Miltinho (Grillo) tinha sofrido uma lesão gravíssima no joelho esquerdo, mas mesmo assim atuava em algumas partidas, com os seus dribles fantásticos, aquele conhecido como “debaixo das canetas”, kkkkk.

Foi dele o gol feito no segundo tempo que deu a classificação para a equipe de Barretos, depois desta partida a historia mudou para o Sindicato dos BANCARIOS, jogaram em várias regiões do estado de São Paulo, conseguindo a classificação para a fase final, fase esta que aconteceu no estádio Fortaleza contra a equipe Portuário de Santos, onde ergueram a taça de Campeão do Intersindical do Estado de São Paulo, sendo destaque nos principais jornais do estado.

Bom, o Grillo jogou em vários campeonatos e times varzeanos, Portuguesa, São Cristovão e Periquitos. Não esquecendo que ele foi descoberto pelo Sr. Ernesto Juliani, na formação do Dente de Leite da União... isso em 1900 e... “bolinha”, kkk!




Octogonal 1984
Com certeza esta foto é raridade, mas meu amigo Mazinho quebrou o galho... valeu meu truta.
Time Os Periquitos que disputou a octogonal de 1984, pose pra foto, olha o passarinho, rrss!
Em pé:
Iderci Rosseti (técnico), Marcelo Gazetti, Iracam, Beto Prado,Quiri, Toninho Barros e Paulo Lima
Agachados: Paschoa, Américo Português, Niltinho Prudêncio, Luis Carlos Galo, Birô Birô e Cheirinho

Pra ganhar um titulo de campeão não é fácil... mas a Portuguesa conseguia!
Mas também pudera, tinha como técnico nosso amigo Zuza. Os treinos aconteciam quarta e sexta, onde Zuza marcava em sua lousa a escalação do domingo, e olha que ele marcava tudo... até quem tinha cartões amarelos e vermelhos! Jogadores liberados... próximo encontro as 8h30 da manhã de domingo.
Sábado Zuza saia pelas noites com sua lambreta passando pelos clubes, União, KaiKan, RPCC, Grêmio, Nogueira etc... afinal os jogadores podiam ficar até meia noite na rua, uma concentração bem leve né, rsrsrs.
Quem por um acaso não seguia as regras... era colocado pra escanteio, BANCO!
E com esse jeito nosso amigo Zuza ditou regras, regras estas que renderam a Portuguesa o Titulo de Campeão de 1970... ahhh... invicto!
.
.
.
------------------------------------------------
Olímpico Futebol Clube 1968
Quem ai não se lembra do grande empenho do amigo Vanderlei de Queiroz (Bodão) que carregava na garupa de sua bicicleta bola, rede e até os sacos de cal, onde ele mesmo pintava com uma simples brocha as marcações do campo... e que pedalando ia de casa em casa chamando os jogadores... esse cara merece um lugar de destaque na história da pelota!

-------------------------------------------------
.
.
.
Independente/Fazenda Buracão, campeão varzeano de 1986
Na final este time derrotou o Frigorifico pelo placar de 3 a 2.O técnico do Frigorifico era o falecido Costinha.Na final, quando o Independente vencia por 3 a 2 o Frigorifico perdeu um penalti, Niltinho Prudencio chutou pra fora. (hoje técnico do Barretos II)Este foi o unico titulo desta equipe que disputou somente 3 edições do Varzeano.O técnico era o senhor Silvio Jose de Souza, pai do jogador Ximbica, um dos diretores era o senhor Vilsom Barbosa (ja falecido).Também colaboravam com a equipe o Paulo Célio, diretor do RPCC e Silvio Homero.
Na foto estão: Em pé: Pelegrino, Zé Renato Macarrão, Bono, Claudinho, Não identificado, Ditinho, Sininho e Girmar (falecido) e Breguesso.
Agachados: Américo Português, Andre Barros, Djair, Ximbica, Luis Moita e Cidão



Magric campeão 1973
Fez sucesso no varzeano barretense no inicio dos anos 70.
Com um time recheado de craques os dirigentes da época procuravam fazer frente a Portuguesa, Sao Cristovão e Minerva, mas infelizmente o time durou pouco tempo.Porém, ainda que com curto periodo em atividade, o Magric foi tão importante para a várzea, que até nos dias de hoje é lembrado.
Na foto, em pé: Maurão, Ari, Nei Silas, Nabão, Tiãozinho Gaia e Caco.Agachados: Joãozinho, Zélio, João Paulo, Alfeu e Celsinho.Os três garotos não foram identificados, e o campo é o gramado do estádio Fortaleza.


Crônica: Vae uma PELADA ae? Simbora pra Várzea!!!

Pois é meus queridos... hoje é domingão... domingão de várzea!!

Começa hoje mais um campeonato varzeano... jogadores, técnicos, juízes e torcidas... o povo faz sua festa particular... todos comparecem para dar o grito de gol... ou pelo menos pra xingar a mãe do juiz, é sério... se for pra ir à várzea e não xingar o juiz de ladrão ou a mãe dele de santa, esquece... não é várzea, tô brincando...zueira... kkkkk... kkk, o mais importante é estar no meio desta grande festa do futebol, kkkk! Ahhhh sem contar aquela cerveja gelada, sujar os beiço com espeto de frango e pedir praquele fiii duma égua sair da frenteeeee... “oww eu também quero ver o jogo cabeçudo!” kkk!!

A história da várzea teve início em 1955 comentou nosso amigo Manolinho estes dias que estive no seu supermercado, incrível... até hoje são 55 edições de “emoções” varzeanas... diz com satisfação o ex goleiro Manolinho, rsrsrs! “- Manolinho... e você era um bom goleiro? Sol... perai que chegou vendedor no mercado,” kkkkkk!!!

Olho no lance... pira comigo no replay diz sempre nosso querido Silvio Luiz... foi... foi... foi... foiiii eleeeee, porque o mais importante do futebol, sendo várzea ou não é aonde a bola vai... onde a coruja dorme ou no simples “frango” do estimado goleiro.

Muita gente pode perguntar: - Mas oque que o Sol entende de futebol pra falar? Bom, eu digo: - Nada!!! Mas eu não preciso entender de futebol, pois isso cabe aos jogadores, técnicos... estratégias mirabolantes, ou aos nossos amigos comentaristas, Mazinho, Patrício Augusto e Gori. Afinal eu não preciso saber esquema tático, muito menos de futebol... somente preciso saber “escrever”, e acredito que isso eu sei um pouquinho!

Tá, mas a várzea começou em 1955... mas quem foi o primeiro campeão? Te respondo: Portuguesa, aliás, o único time campeão invicto em 1970, o único tetra campeão (58-59-60-61) e também tri (64-65-66) isso sem contar que foi bi (55-56).

Falando ainda na Portuguesa, ela e os Periquitos são as equipes que possuem o maior número de títulos, somando em sua galeria de troféus 12 títulos cada.

Cara... 55 edições, putz é tempo heim, e muitos deixaram e outros ainda deixam sua história nos gramados do nosso Barretão: Portuguesa, Palmeirinha, Flamenguinho, São Cristovão, Bahia, Saneamento, Magric, Minerva, Paulistano, São Bento, Frigorífico, ADPM, Camarões, Periquitos entre outras.

Jogadores que encantaram multidões com dribles perfeitos e jogadas de mestre... dignos de Copa do Mundo!

Bom, mas vamos falar de uma partida que marcou história nestes campeonatos, pois bem... vamos falar do jogo Minerva X São Cristovão...
No final da década de 70 a grande equipe do Minerva formada pelos maiores craques, pois afinal rolava uma graninha nos “GRAMADOS”, o Minerva armou aquele mega time, contratando os melhores jogadores, pagando um cascai aos seus craques, digamos valorização e respeito ao profissional, contra esta grande seleção o pacato São Cristovão formado por “garotos”, molecada boa de bola, kkkk.

Minerva era formado por: Jorginho, Guilherme Bampa, Roberval, Dilson, André Vedovatto, Zé Roberto, Pé de Breque(Massagista) Donizete, Tota, Popeya, Serrinha, Joel e Zélio.

Já o São Cristovão vinha com a formação: Tio Carlos (Nego), Mukun, Ari (pé de gancho), Tavinho, Gilberto, Negão, Valdir, Cuíca, Padinha, Ubeda e Alemão.

Apita o juiz... estaaaaa valendooo...

Logo no primeiro minuto o Minerva inaugura a rede adversária, passado alguns minutos meu tio leva o segundo gol... putzzz, isso com apenas 5 minutos de jogo... começaria ali o massacre? O abate contra o São Cristovão? Pois bem meu caro leitor... como diz o velho ditado... futebol é uma caixinha de surpresa... vamos lá... a bola continua em jogo...

Primeiro tempo termina Minerva 2 X 0 São Cristovão..., começa o segundo tempo... hora do desanimo? Que isso rapaz... os “santos” não deixariam seu companheiro sem proteção, os jogadores do São Cristovão São fogo, kkkk.
..... drible daqui, passe de lá... Padinha de fora da área solta uma bomba POWWW... a bola passa pelas mãos do melhor goleiro da história varzeana André Vedovato (Minerva) e morre no fundo do gollllll... começava ali a reação do modesto São Cristovão.
Não demorou muito e outra paulada do Padinha, JOGO EMPATADO... logo depois veio o terceiro... mas acha que acabou? Engano... faltando poucos minutos para o encerramento da partida, cruzamento na área do Minerva, Ubeda sobe mais alto que os bem pagos zagueiros e TUMMMM... cabeçada certeira do centro avante e bola na rede... é gol, final... Minerva 2 X 4 São Cristovão... a garotada ganha de virada dos craques bem pagos da várzea.

E assim é a história do futebol, o jogo termina só quando o arbitro dá o último apito... nunca podemos prever ou muito menos saber quem será o vencedor, qual será o melhor time, não tem como dizer quem é o favorito... só podemos vibrar e fazer festa para esta verdadeira paixão nacional... e pimba na gorduchinha, o campeonato varzeano só esta começando... boa sorte a todas as equipes... boa sorte ao nosso BEC... e um viva pra mãe do juiz, kkkk!!!

Sol Salvador


Agradecimentos:
Manolinho, Gori, Patrício Augusto, Mazinho, André Vedovatto, Carlos Humberto,Milton Santos, Onofre Pedro e Adalgiza Brucci Pedro que me auxiliaram nas informações e fotos desta linda história do futebol barretense.
.

2 comentários:

  1. Parabens Sol adorei, continue assim. Sucesso sempre, abç.

    ResponderExcluir
  2. não encontrei este jogo de 1960 nas estatisticas do São aulo FC , vc saberia a data correta?

    ResponderExcluir

Gostou??? Então fala ae meu querido.