Zoiano o Blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Halloween do SAAE - 01 novembro 2010

.
.
.
Para comemorar o niver do nosso amigo foi realizado nesta segunda no Parque do Peão uma Bela e Assustadora Festa do Halloween. Nosso amigo já está no SAAE há mais de 20 anos... caraca, fala sério... muita água já rolou né não? rsrs... Parabéns!

HALLOWEEN
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão.

Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado.Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

O nome inglês Halloween vem da expressão All Hallow’s Eve, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”. Esse nome supostamente cristão, porém, esconde origens que não são nem um pouco santas.

De fato, os eruditos afirmam que as raízes do Halloween remontam a uma época muito anterior ao cristianismo — à era em que os antigos celtas habitavam a Grã-Bretanha e a Irlanda.

Usando um calendário lunar, os celtas dividiram o ano em duas estações: os meses escuros do inverno e os meses ensolarados do verão. Na lua cheia mais próxima de 1.° de novembro, os celtas celebravam a festa de Samhain, que significa “fim do verão”.

Essa comemoração, que marcava o início do ano novo celta, ocorria no fim do verão, após a colheita e depois que os rebanhos eram trazidos do pasto para os abrigos.

Os celtas acreditavam que, à medida que os dias encurtavam, era preciso revitalizar o Sol por meio de vários rituais e sacrifícios.

Para simbolizar a morte do ano velho, todo fogo era apagado e o ano novo era iniciado com fogueiras sagradas a partir das quais os membros da comunidade reacendiam suas lareiras.

Também se achava que essas fogueiras — usadas até hoje na Noite de Guy Fawkes, na Grã-Bretanha, e nas festas juninas, no Brasil — espantavam os maus espíritos.

Acreditava-se que, durante o festival de Samhain, se abria a porta entre o mundo humano e o sobrenatural, e espíritos, tanto bons quanto maus, vagavam pela Terra.

Cria-se que as almas dos mortos retornavam aos seus lares, de modo que as famílias separavam comida e bebida para seus visitantes do Além na esperança de apaziguá-los e escapar da má sorte.

Assim, quando as crianças de hoje, vestidas de fantasma ou bruxa, vão de casa em casa exigindo guloseimas de Halloween ou ameaçando fazer travessuras, elas sem saber estão perpetuando os antigos rituais do Samhain.

Jean Markale, em seu livro Halloween, histoire et traditions (Halloween: História e Tradições), comenta: “Ao receber um doce, elas estabelecem, de um modo simbólico que não entendem, uma troca fraternal entre o mundo visível e o invisível. É por isso que as festividades de Halloween, caracterizadas pelo uso de fantasias, . . . na verdade são cerimônias sagradas.”

Como achavam que as barreiras entre o mundo físico e o sobrenatural eram derrubadas, as pessoas acreditavam ser possível que humanos passassem facilmente para o mundo dos espíritos.
Portanto, a época do Samhain era especialmente favorável para desvendar os segredos do futuro.

Usavam-se maçãs e avelãs, consideradas produtos de árvores sagradas, para adivinhar informações referentes a casamento, doença e morte.

Por exemplo, colocavam-se maçãs com marcas de identificação numa tina com água. Pegando a maçã apenas com os dentes, um rapaz ou uma moça podia supostamente identificar seu futuro marido ou esposa.

Essa prática adivinhatória sobrevive até hoje num jogo de Halloween que consiste em tentar pegar maçãs flutuantes com os dentes.

O Samhain também se caracterizava por festanças, bebedeiras e abandono de inibições. “Os valores tradicionais eram desconsiderados ou invertidos”, diz Markale. “O que normalmente era proibido passava a ser permitido, e vice-versa.”

O Halloween ainda reflete esse espírito, o que sem dúvida contribui muito para sua crescente popularidade.

Comentando isso, The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião) descreve o Halloween atual como “uma época em que os adultos também podem cruzar barreiras culturais e mudar a identidade, entregando-se a uma noite de frivolidade, sem inibições.

Assim, a característica básica da festa celta — uma noite anual para fugir da realidade e das expectativas normais — sobreviveu até o século 21”.

Mas histórias a parte o importante é que o HALLOWEEN do SAAE foi um sucesso....

...por ser sua primeira edição já promete fazer parte do calendário dos funcionários do SAAE

Nesta festa observamos que bruxas e vampiros são apenas nas vestimentas... pois o clima que rola entre todos os funcionários é de plena união...

Prova que o SAAE está em boas mãos e que seus funcionários estão felizes...

Feliz Halloween a todos funcionários...

... e que esta água da fraternidade continue jorrando sempre...

... levando e limpando os corações... deixando nossas vidas realmente cristalinas...

cheias de paz...

Parabéns ao aniversariante e a todos funcionários do SAAE pelo exemplo de confraternização!




SOL SALVADOR
Apresentador de TV - Colunista Social do Jornal de Barretos - Locutor da Transamérica

Um comentário:

  1. dorei esse blaide foi á fantasia mais originall kkkkkkkkkkkkkkkk é isso ai garoto .

    ResponderExcluir

Gostou??? Então fala ae meu querido.