Zoiano o Blog

domingo, 8 de agosto de 2010

Crônica: Domingo de Paz... Domingo de Pais!


Domingo de PAZ... Domingo de Pais!
Segundo domingo de agosto... Dia dos Pais!!

Durante esta semana vi meu filho tentando se esconder de mim... entre cochichos e segredinhos com sua mãe e avós... fiz que nem estava sabendo de nada... dando corda aos seus sentimentos de filho...

Esse gesto do “escondidinho”, preparando algo é absurdamente gostoso... vale mais que qualquer presente que possa estar por vir...

... amor de um filho para o pai é um luxo no simples, é notar que dentro daquele coraçãozinho o afeto, amor... carinho prevalece tudo e todos.

Apesar que sou um pai alucinadamente, apaixonadamente amante de meu filho, o tão doce “Oi Papai” é profundo, sorriso então... ver suas covinhas e sentir seu beijo todos os dias no rosto é prazeroso demais.

Não há nada no mundo que fale mais alto que este amor família... sentir em suas palavras e na pouca experiência de vida o verdadeiro propósito e a importante figura do pai... emociono quando eu o pego falando aos amiguinhos... ELE É MEU PAI !”

O orgulho em abraçar, sair agarrado em mim, como se eu fosse o grande herói, que eu, quando presente, jamais algo lhe acontecerá, e de certa forma... não mesmo.

Me desdobro e me refaço a cada dia, para que de certa forma possa suprir tudo aquilo que eu desejo lhe suprir, sem ao menos saber se esta faltando algo ou não... neuroses de pai, talvez, ou será isso super proteção? Sei lá!

Mas que pai não quer realmente proteger 24 horas seu filho, com tantas bestialidades que estamos assistindo em telejornais.

Não consigo entender a falta de amor de um pai para seu filho e vice versa, o que deu errado naquela relação, indago sem fazer a mínima idéia do porque um filho mata o pai ou o pai mata seu filho... não existe em minha cabeça explicação pra atitudes como esta.

Eu quando criança apanhei muito de meu pai... putz... e como apanhei! Tenho raiva dele? De forma alguma... às vezes foi esta a educação que teve na sua longínqua infância, porque eu filho, iria ou irei condená-lo? As vezes foi a forma que foi educado, e por consequência achava que esta também seria a correta.

Mas pergunto a você meu fiel leitor: Qual a forma correta de se educar um filho? Se soubéssemos acho que não haveriam crimes envolvendo pais e filhos, concordam?

Bom, mas tendo a experiência que tive com meu pai, sei muito bem que não é na base de surra, viu só... a experiência que tive com meu pai já me serviu de lição... sacaram?

Hoje minha relação com meu amado filho é de bons e fieis amigos, aprendi que o diálogo é o mais importante, ser leal, parceiro do filho, participar daquilo que ele gosta e apenas, isto mesmo, apenas saber impor e mostrar o que é certo e errado nas turbulentas e difíceis passagens da vida.

O beijo de um pai vale mais que chineladas, o elogio de um pai vale mais que beliscões, o abraço de um pai vale mais que tapas, um afeto de um pai vale mais que cintadas, o sorriso de um pai vale mais que puxões de cabelo, emocionar com um beijo de um filho vale mais que palavras!

Ser pai não é simplesmente carregar esta sigla PAI... ser pai é saber amar um filho e se deixar ser amado por ele.

O melhor presente que eu poderia ganhar no dia de hoje? Pois bem meus leitores, eu já ganho todos os dias... é escutar toda hora: Te amo papai!

(...) sem palavras...

Feliz dia Dos Pais!!!

Sol Salvador

Colunista Social do Jornal de Barretos

2 comentários:

  1. MUITO LINDO SOL, AMO LER SUAS CRÔNICAS, DE VERDADE E SEM DEMAGOGIA. E ENTRE TUDO QUE ELA CONTÉM, AMO O SEU PORTUGUÊS CORRETO, COLOCAÇÕES PERFEITAS... PARABÉNS AO SEU PROFESSOR!

    ResponderExcluir
  2. Sol Alegria ouvir vc no transa sol aos sabado te adoro

    ResponderExcluir

Gostou??? Então fala ae meu querido.