Zoiano o Blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Crônica: BARRETÃO... em agosto tudo fica ÃO !


Crônica: Barretão... em agosto tudo fica ÃO !

Aooooo trem bão... chegou nossa Festa do Peão!
Nas ruas tem caminhonetão, muiezão, showzão, poeirão, multidão, churrascão, fivelão, butinão e dinheiro no meu bolso que é bão... não; kkkkkkkkkk !!!

Nossa cidade está em festa... os turistas começam a chegar, sotaques de diversos pontos do Brasil em um só local... isso é Barretos em pleno mês de agosto.

Imaginar que eram apenas cinco dias no (hoje) pequeno Recinto Paulo de Lima Correia, que quando criança espera ansioso o som dos morteiros marcando o início de nossa festa... que Chitãozinho & Xororó ainda cabeludos chegavam a nossa cidade com um simples e modesto ônibus.

Uma festa que era somente nossa, que os turistas eram apenas daqui das cidades vizinhas... e com o passar dos anos tomou proporções gigantescas... conhecida internacionalmente, terra do chão preto na boca dos gringos!

Mas os peões, estes sim... assim que Barretos lançou no mercado o mundo do rodeio os bravos peões já começaram suas jornadas pelo poeirão... enfrentando com garra os indomáveis cavalos e touros que dão medo apenas de olhar... peões... heróis desta história!

Festa esta feita em agosto... sabem por que turistas? Porque em agosto de 1956 por iniciativa do clube de jovens “Os Independentes” aconteceu o primeiro rodeio oficial na cidade de Barretos em um velho picadeiro de circo de touradas. A partir deste ano, sempre no mês de agosto, as festas passaram a fazer parte do calendário oficial de festividades da cidade, onde também comemoramos o aniversário desta amável cidade, que recebe os turistas de braços abertos, cidade hospitaleira, pacata... mas que tem como grande diferencial o amor ao próximo!

Quantas foram as vezes que ia com meus pais no antigo recinto... pra ver a feira, as barraquinhas... bolas de plástico gigantes... coloridas, doces... hummm... cocadas, pé de moleque, maçã do amor, sorvete de itu e o parque de diversão... kkkk, simples mas que era tudo pra nós na época, crianças.

Meus queridos leitores lembram do último ano no antigo recinto? Do balão?
Lembro perfeitamente... o balão iria soltar os fogos.... e soltou mesmo, mas ele estava tão alto, mas tão alto que nem o som dos fogos conseguimos escutar, rsrsrsr... mas ali marcava o início desta imensa festa que é hoje.

A Festa do Peão de Barretos sempre proporcionou a nós Barretenses e turistas os melhores shows do Brasil, com presença dos artistas mais consagrados... união de duplas em um mesmo palco... fazendo de nossa arena um tapete de pessoas felizes...

Em 1998 na gestão do nosso saudoso Flávio Silva Filho, diga-se de passagem, um dos melhores presidentes de nossa festa, esteve aqui o cantor Garth Books, foi um espetáculo... uma das melhores festas que já tivemos, inesquecível para nós... o primeiro show internacional...

Ano seguinte, já na gestão do Mendão tivemos Allan Jackson... muito bom também... e nos anos seguintes muitas outras atrações internacionais estiveram presentes em nossa cidade... em nossa festa.

Este ano teremos Mariah Carey que promete agitar nosso Barretão, emissoras de TV de vários lugares do mundo já chegaram, casas e chácaras na maioria já estão todas locadas... hotéis então... estes já estavam reservados em abril.

Comitivas de todo Brasil... empresários milionários sobrevoam Barretos com seus helicópteros, nosso aeroporto fica ainda menor com a quantidade de jatinhos particulares...

E pensar que quando Mussinha pensou em transferir a festa de lugar tudo iria acabar... engano de todos, nosso Rezeckão é show, pensaram longe...

Hoje as estruturas são de alumínio... telões gigantes, coisa chique mesmo... lembrar como era este recinto nos anos 80, kkkk... barraquinhas com luzes penduradas e fixadas com fita crepe, rsrsrs... andar entre elas lotando os pés de barro... o famoso Vietnã country, rsrsrsr...

Agora não... no parque largas avenidas, restaurantes... estandes luxuosos, faixas de identificação que eram feitas de tecido morin hoje estão em lonas plotadas... uma cidade arrumada dentro do parque do peão... bonito de ver!

Nossa avenida 43, essa que dá entrada a nossa cidade, que quando criança olhava apenas com a felicidade de estar chegando em Barretos... que coisa, nunca imaginei que ela ficaria tão conhecida neste imenso Brasil... adesivos... camisetas estampadas “AV 43 Eu estava lá” !

Infelizmente algumas pessoas ultrapassaram os limites, não sabendo aproveitar nossa festa... e por isso, algumas atitudes tiveram que ser tomadas, mas nada que atrapalhe a festa de quem realmente sabe curtir uma “festa”, como já citei... Barretos é uma cidade hospitaleira... amável, gentil com todos que aqui chegam.

Desejo a todos, barretenses e turistas, uma semana de festa maravilhosa, que possamos fazer boas amizades, aproveitar ao máximo cada momento... e lembrar sempre, se beber não dirija... se for dirigir não beba; use sempre preservativos, ame sua vida... seja vivo sempre!

Um maravilhosa festa e um mega beijo em todos vocês! Vlw

SOL SALVADOR

Apresentador da TVB - Locutor da Transamérica - Colunista Social do Jornal de Barretos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou??? Então fala ae meu querido.